//
você está lendo...
Atividade Física, Esporte e Nutrição, Economia e Política, Saúde Global

Cânceres relacionados ao estilo de vida aumentaram globalmente na última década: prevenção é mais que urgente

Câncer de pulmão e o câncer colorretal continuam sendo as principais causas de mortes por câncer no mundo. Desigualdades marcantes na carga do câncer persistem entre países de alta e baixo Índice Sócio-Demográfico (SDI). E mais, enquanto os cancros relacionados com o estilo de vida registaram um aumento universal de 2006 à 2016, vários cancros de causas infecciosas – incluindo cancros do colo do útero e do estômago – diminuíram no mesmo período de tempo.

cancer hoje

Foi publicado no site do Instituto de Métricas e Avaliação de Saúde (IHME: sigla em inglês), um relatório apontando que houve aumento de cânceres relacionados ao estilo de vida nos últimos dez anos e que são necessárias ações preventivas. O câncer de pulmão e o câncer colorretal continuam sendo as principais causas de mortes por câncer no mundo. Desigualdades marcantes na carga do câncer persistem entre países de alta e baixo Índice Sócio-Demográfico (SDI).

“Embora o aumento nos cânceres de pulmão, colo-retal e de pele na última década seja preocupante, o potencial de prevenção é substancial”, disse a Dra. Christina Fitzmaurice, professora assistente de Saúde Global do Instituto de Medições e Avaliação de Saúde (IHME). Universidade de Washington, cuja organização coordenou o estudo. “Os esforços de prevenção vitais, como controle do tabaco, intervenções dietéticas e campanhas de promoção da saúde mais amplas precisam ser ampliados em resposta a esse aumento nos cânceres relacionados ao estilo de vida.”

Consta no relatório, que enquanto os cancros relacionados com o estilo de vida registaram um aumento universal de 2006 a 2016, vários cancros de causas infecciosas – incluindo cancros do colo do útero e do estômago – diminuíram no mesmo período de tempo.

Em 2016, houve 17, 2 milhões de casos de câncer no mundo, um aumento de 28% na última década, além de 8,9 milhões de mortes por câncer no mesmo ano. Enquanto as taxas de mortalidade por câncer diminuíram na maioria dos países de 2006 à 2016, as taxas de incidência aumentaram inversamente.

O câncer de mama foi a principal causa de morte por câncer em mulheres. Para os homens, foi o de pulmão, que também foi a principal causa de mortalidade por câncer no mundo, respondendo por quase 20% de todas as mortes por câncer em 2016. E, por fim, o câncer de próstata é uma das causas mais comuns de incidência de câncer e morte em homens, tanto em países com alto como baixo SDI, mas especialmente na África Subsaariana.

Para analisar as estimativas do estudo, foi usado o Índice Sócio-Demográfico (SDI) com base nas taxas de educação, fertilidade e renda. Países com alto SDI têm altos níveis de renda, educação e baixa fertilidade, enquanto países com SDI baixo têm baixos níveis de renda, educação e alta fertilidade. Foi informado também, que as chances das mulheres desenvolverem câncer de mama ao longo da vida foram as mais altas – em 1 em cada 10 – em países com alto SDI. Apenas 1 em 50 para mulheres em países com baixo SDI.

O maior e mais rápido aumento em novos casos de cânceres entre 2006 e 2016 ocorreram em países com SDI intermediários. As mulheres nos países com baixo SDI têm quatro vezes mais chances de desenvolverem câncer do colo do útero que as de países com alto SDI. Em 2016, esse câncer foi a causa mais comum de incidência de câncer e morte em países com baixo SDI.

“Garantir o acesso universal aos cuidados de saúde é um pré-requisito vital para a detecção precoce e tratamento do câncer”, disse Fitzmaurice. “E melhorar o acesso a tecnologias avançadas de diagnóstico não comumente disponíveis em países com baixo SDI é um passo crítico para alcançar a equidade em saúde globalmente”.

 

Sobre Ricardo Mascotto

Sou profissional de Educação Física, criador e editor de conteúdos da Coreia Oeste Saúde - Think Tank que utiliza a ciência para identificar, analisar e difundir informações de atividade física e saúde. O nome simboliza o centro entre os extremos, tendo as evidências científicas como ponto de equilíbrio; idealizador e editor de conteúdos do JSG, Jornal Saúde Global; e criador do Vizinhos Fitness no Instagram: diretrizes de atividade física para condomínios de forma simplificada. Tenho paixão pela justiça social e meus interesses primários estão na criação, desenvolvimento e rastreamento de políticas relacionadas ao tema atividade física, na educação populacional, no desenvolvimento humano, social e resolução de conflitos. Secundariamente, os meus interesses estão voltados às investigações dos sistemas globais de saúde primária, inteligência artificial, robótica e realidade virtual na saúde, nas análises de antecipações políticas internacionais, geopolítica e economia global. Enfoco no combate às disparidades do acesso à prática de atividade física e esportiva para populações vulneráveis, de minorias e no apoio à seguridade social. Como defensor da justiça social, eu gosto de ver pessoas livres, saudáveis, felizes, incluídas e/ou integradas e críticas em um ambiente justo, respeitoso e seguro.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário