//
você está lendo...
Atividade Física, Esporte e Nutrição, Economia e Política, Saúde Global

Diabetes tipo 2 causa 22.000 mortes precoce anualmente na Inglaterra

diabetes tipo 2Foi publicado (24/05) no site do Governo Britânico, um relatório sobre o quadro atual de diabetes do tipo 2 na Inglaterra. Nele consta que ela é uma das principais causas de morte prematura, com cerca de 22.000 mortes precoce anualmente neste país.

É preciso usar os recursos com sabedoria e reduzir os encargos financeiros do serviço de saúde. A diabetes tipo 2 coloca uma enorme pressão sobre o NHS (Sistema Nacional de Saúde: sigla em inglês), que representa pouco menos de 9% do orçamento anual do NHS, isso em torno de 8,8 bilhões de libras esterlinas anualmente.

No relatório Britânico, a diabetes tipo 2 dá origem à uma ampla gama de complicações, incluindo doença cardiovascular, cegueira, doença e insuficiência renal, e doença do pé diabético e amputações. Para se ter uma ideia mais ampla, essas complicações são responsáveis por 80% dos custos diretos da diabetes do tipo 2, além de resultar em 1 a cada 6 leitos hospitalares sendo ocupado por alguém com essa doença.

Consta também, que a obesidade está alimentando o aumento na diabetes do tipo 2.  Pessoas estão expostas à alimentos não saudáveis que são baratos, prontamente disponíveis desde a infância etc. E mais, na Inglaterra, existem atualmente 3,8 milhões de pessoas com diabetes tipo 2, com cerca de 200.000 novos casos anualmente, e um adicional de 5 milhões de pessoas com alto risco de desenvolvê-la. Cerca de 22.000 pessoas morrem precocemente todos os anos nesse país como resultados dessa doença.

Ainda, os níveis de atividade física diminuíram e mais tempo está sendo gasto em atividades de lazer baseados em tela e sedentárias. As escolhas de estilo de vida pouco saudáveis que está aumentando dão origem à fatores de risco modificáveis para diabetes tipo 2, que são principalmente sobrepeso, obesidade e uma grande circunferência da cintura.

Além disso, existem outros fatores de risco que não podem ser controlados ou evitados, incluindo histórico familiar de diabetes tipo 2, ter mais de 40 anos ou mais de 25 anos para alguns grupos étnico e minorias e assim vai.

Na Inglaterra, através de um programa de intervenção do NHS, existe um compromisso conjunto da PHE, NHS England e Diabetes UK. Lançado em 2015, ele fornece intervenções comportamentais baseadas em evidências em escala para indivíduos identificados como estando em alto risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Os principais objetivos do programa são reduzir a incidência , a incidência de complicações associadas e reduzir as desigualdades na saúde associadas à diabetes tipo 2. Indivíduos com 18 anos ou mais com hiperglicemia não-diabética (HDN) são elegíveis para participar do programa, pois estão em alto risco de progressão para diabetes tipo 2.

Foi lembrado também, que a implementação do programa do NHS começou cobrindo 26 milhões de pessoas, metade da população da Inglaterra e disponibilizando até 20.000 vagas. Em 2017, foi mobilizado mais de 13 parcerias de sustentabilidade e transformação, alcançando 75% de cobertura populacional nesse país.

Alguns dados iniciais já estão disponíveis, sugerindo que mais de 50% dos indivíduos obesos ou com excesso de peso que iniciaram e completaram a intervenção perderam uma média de 3,3 kg e 3,37 kg. Existe também, um projeto piloto digital que oferece um serviço alternativo aos programas presenciais, com o potencial de ampliar o acesso à prevenção da diabetes.

 

 

Sobre Ricardo Mascotto

Sou profissional de Educação Física, criador e editor de conteúdos da Coreia Oeste Saúde - Think Tank que utiliza a ciência para identificar, analisar e difundir informações de atividade física e saúde. O nome simboliza o centro entre os extremos, tendo as evidências científicas como ponto de equilíbrio; idealizador e editor de conteúdos do JSG, Jornal Saúde Global; e criador do Vizinhos Fitness no Instagram: diretrizes de atividade física para condomínios de forma simplificada. Tenho paixão pela justiça social e meus interesses primários estão na criação, desenvolvimento e rastreamento de políticas relacionadas ao tema atividade física, na educação populacional, no desenvolvimento humano, social e resolução de conflitos. Secundariamente, os meus interesses estão voltados às investigações dos sistemas globais de saúde primária, inteligência artificial, robótica e realidade virtual na saúde, nas análises de antecipações políticas internacionais, geopolítica e economia global. Enfoco no combate às disparidades do acesso à prática de atividade física e esportiva para populações vulneráveis, de minorias e no apoio à seguridade social. Como defensor da justiça social, eu gosto de ver pessoas livres, saudáveis, felizes, incluídas e/ou integradas e críticas em um ambiente justo, respeitoso e seguro.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário